terça-feira, 16 de junho de 2015

Zoologia



Invertebrados 1:


Vimos os aspectos gerais dos animais invertebrados, como sua simetria que podem apresentar duas: a radial, que é quando há vários planos de cortes que dividem o animal em duas partes  simétricas, como exemplo, os cnidários. A bilateral, que é quando há apenas um corte que divide o animal em duas partes simétricas, como por exemplo, os artrópodes e os anelídeos.

Vou começar falando dos poríferos e dos cnidários;

PORÍFEROS

 

Como podemos ver, os poríferos são esponjas, e existem diversas delas. Esses animais não possuem tecidos bem definidos e não apresentam órgãos e nem sistemas. São exclusivamente aquáticos, predominantemente marinhos, mas existem algumas espécies que vivem em água doce.
O corpo de um porífero possui células que apresentam uma certa divisão de trabalho. Algumas dessas células são organizadas de tal maneira que formam pequenos orifícios, denominados poros, em todo o corpo do animal. É por isso que esses seres recebem o nome de poríferos.
Há duas formas de reprodução nas esponjas: Assexuada, que ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas, e Sexuada, que quando os espermatozóides estão maduros, eles saem pelo ósculo, junto com a corrente de água, e penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um óvulo. Após a fecundação, que é interna, forma-se uma célula ovo ou zigoto, que se desenvolve e forma uma larva. A larva sai do corpo da esponja, nada com a ajuda de cílios e se fixa, por exemplo, numa rocha, onde se desenvolve até originar uma nova esponja.

CNIDÁRIOS

































O filo Cnidária (cnidários) está representado pelas hidrasmedusas ou água-vivascorais e anêmonas-do-marCom base no aspecto externo do corpo, os cnidários apresentam simetria radial. Eles são os primeiros animais na escala evolutiva a apresentarem tecidos verdadeiros, embora ainda não cheguem
 a formar órgãos. Os cnidários são os primeiros animais a apresentarem células nervosas (neurônios). Nesses animais, os neurônios dispõem-se de modo difuso pelo corpo, o que é uma condição primitiva entre os animais.
Os cnidários apresentam movimentos de contração e de extensão do corpo, além de poderem apresentar deslocamentos. São, portanto, os primeiros animais a realizarem essas funções.
A reprodução pode ser encontrada tanto assexuada quanto sexuada .
Sexuada: A hidra é hermafrodita. Alguns testículos e apenas um ovário são formados, principalmente em épocas desfavoráveis do ano, a partir de células indiferenciadas existentes no corpo. O único óvulo produzido é retirado do ovário. Os espermatozóides são liberados na água e vão a procura do óvulo. A fecundação ocorre no corpo da hidra. O zigoto formado é circundado por uma espessa camada quitinosa e, após certo tempo de desenvolvimento, o embrião, envolto pela casca protetora, destaca-se do corpo da hidra e permanece dentro da casca durante toda a época desfavorável.
Assexuada: A reprodução assexuada em hidras pardas ou verdes é, em geral, feita por brotamento. Brotos laterais, em várias fases de crescimento, são comumente vistos ligados à hidra-mãe e dela logo se destacam.
Esse processo de multiplicação, em que não ocorre variabilidade genética, é propício nos ambientes estáveis e em épocas favoráveis do ano, em que as hidras estão bem alimentadas.


Aqui, apresentei somente algumas características apresentadas de cada filo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário