quarta-feira, 17 de junho de 2015

ZOOLOGIA



Agora, vamos falar dos invertebrados parte 2.
Vou dividir essa parte de invertebrados em duas postagens, nessa primeira postagem, vamos tratar dos platelmintes, nematelmintes e os moluscos.

Platelmintes


São vermes achatados, triblásticos acelomados e de simetria bilateral. Fazem parte desse filo, a taenia, planária e esquistossomos. Podem ser parasitas ou de vida livre, estes podendo ocorrer nos mares, água doce ou em ambientes terrestres úmidos.
 Os sistema digestório dos platelmintos é incompleto, ou seja, a boca é a única abertura para o exterior, não possuindo ânus. A digestão pode ser intra ou extracelular.Eles não possuem sistema respiratório, e as trocas gasosas são feitas pela epiderme, por difusão. Este tipo de respiração recebe o nome de tegumentar ou cutânea e ocorre nas espécies de vida livre, pois as parasitas fazem respiração anaeróbia.
A reprodução é de acordo com cada espécie, alguns são hermafroditas. Outros se reproduzem por partenogênese. As planárias podem se reproduzir por fissão ou, até mesmo, de forma sexuada.

Visualizando a imagem abaixo, veremos a parte interna de um platelmintes 



















Nematelmintos


São vermes cilíndricos, triblásticos pseudocelomados e de simetria bilateral. Animais que fazem parte desse filo: lombrigas e ancilóstomo.
Eles habitam ambientes livres ou parasitam em animais e plantas.
São caracterizados por ausência de cílios e ventosas e pela presença de um tubo digestório completo.
A epiderme dos Nematelmintos são uniestratificadas, e posteriormente passam a formar uma massa citoplasmática multicleada.
O sistema nervoso desses vermes é formado por um anel periesofágico de onde partem cordões nervosos longitudinais. Os nematelmintes são dióicos e apresentam dimorfismo sexual. A fecundação é interna e os ovos possuem um revestimento que lhes garantem maior resistência.
A maioria das espécies são dióicas e apresentam dimorfismo sexual, a fecundação é interna .
















Moluscos


Animais de corpo mole, a maioria tem concha, triblásticos celomados, protostômios, com simetria bilateral. Fazem parte desse filo: A lula, ostra, caramujo, náutilo. 
O corpo é dividido em cabeça, pé e massa visceral. A maioria dos representantes é marinha. Possuem grande importância econômica, pois podem ser utilizadas na alimentação, fabricação de adorno, como pérolas e objetos de colecionadores. Existem mais de 110 mil espécies descritas.
Possuem um sistema digestório completo, ou seja, possuem boca e ânus. Na boca existe uma estrutura chamada rádula, que é formada por vários dentes de quitina, que raspam o substrato para obtenção de alimentos. 
A respiração nos moluscos é do tipo branquial ou pulmonar, ou cutânea, dependendo do habitat. As brânquias  ficam na cavidade do manto e possuem cílios que participam na movimentação da água promovendo as trocas gasosas.
A reprodução é exclusivamente sexuada. Na maioria, os sexos são separados, embora existam espécies hermafroditas. A fecundação pode ser interna ou externa. O desenvolvimento pode ser direto ou indireto, alguns possuindo larva trocófora, similar à dos anelídeos marinhos, indicando que esses animais possuem ancestral em comum. 

esses animais estão divididos em três classes: os gastrópodes, os bivalves e os cefalópodes.
Gastrópodes:

A concha única, em espiral, é característica típica do grupo dos gastrópodes. Por essa razão, são chamados univalves (uni significa "única", e valve, "peça").
Entre os gastrópodes, estão o caracol e o caramujo; a lesma, apesar de não apresentar conchas ou apresentá-la muito reduzida, também está incluída nesse grupo.
Os gastrópodes são animais aquáticos ou terrestres de ambiente úmido. Os aquáticos respiram por meios de brânquias, enquanto os terrestres apresentam pulmões.


Bivalves:
Os bivalves apresentam concha com duas peças fechadas por fortes músculos. São seres aquáticos e, em geral, vivem no ambiente marinho.
Eles são animais filtradores, isto é, retiram o alimento da água.
 
 Cefalópodes:
Cefalópode é uma palavra de origem grega; vem deKephale, que significa "cabeça", e de pode, "pé". Designa um grupo de moluscos do qual fazem parte o polvo e a lula.
A concha pode não existir (como no polvo), ser interna e reduzida (como na lula) ou ser externa (como no náutilo).
Os cefalópodes apresentam cabeça grande, olhos bem desenvolvidos e rádula dentro da boca. Possuem oito, dez ou mais tentáculos, que são "braços" alongados.

l

Nenhum comentário:

Postar um comentário