quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Biologia 4
Protozoários (aula 01)


Os protozoários são organismos exclusivamente unicelulares, ou seja, formados por uma única estrutura celular, sendo a maioria heterotrófica. Portanto, não consegue sintetizar matéria orgânica, a partir da inorgânica, necessitando absorver os nutrientes do meio externo. A maioria dos protozoários é aquática, vivendo em água doce ou salgada, em regiões úmidas.
Podem causar doenças, como por exemplo: Tricomonas vaginales, parasita da vagina das mulheres, leishmaniose, doença de chagas, entre outras. Os protozoários estão divididos em seis filos do Reino Protoctista, são eles:

  • Rizópodes - filo Rhizopoda. São protozoários q se locomovem por pseudópodes. As amebas são seus representantes mais conhecidos.


  • Actinópodes - filo Actinopoda.  São protozoários dotados de psrudópodes filamentosos, conhecidos como axópodes. Há dois grupos principais nesse filo: radiolários e heliozoários.

Os radiolários vivem somente no mar. Muitos radiolários abrigam em seu citoplasma zooxantelas, em geral crisófitas e diatomáceas.
Os heliozoários vivendo, em sua maioria, na água doce. Algumas espécies habitam o fundo de lagos de água doce ou a vegetação submersa.
  • Foraminíferos - foraminífera. São protozoários dotados de uma carapaça externa constituída de carbonato de cálcio.
                                             
  • Apicomplexos - filo Apicomplexa. São protozoários endoparasitas destituídos de estruturas locomotoras e dotados de uma estrutura celular proeminente. O nome "Apicomplexos" vem de uma parte do protista, responsável pela perfuração da membrana celular das futuras células hospedeiras.
  • Flagelados - filo Zoomastigophora. São protozoários que se locomovem pela movimentação de estruturas filamentosas em forma de chicote.
     
  • Ciliados - filo Ciliophora. São protozoários dotados de cílios, estruturas locomotoras mais curtas e mais numerosas que os flagelos.

A maioria dos protozoários reproduz-se assexuadamente por divisão binária. A célula cresce até determinado tamanho e divide-se ao meio, originando dois indivíduos, através da mitose.